· Criação de documento para tratar subcontratação a fornecedores;
· Nos casos aplicáveis, possibilidade de automatizar o lançamento do fluxo de caixa;
· Alteração do tratamento de despesas em “Títulos a receber”;
· Possibilidade de gerir acessos a informação financeira / gestão;
· Novo módulopara gerir consultas de preços a fornecedor;
· Possibilidade de tratar o art.º 6º do IVA;
· Exportação em ficheiro da declaração mensal do IVA, para integração no portal da DGCI;
· Alterações por imposição legal, nomeadamente: exportação do ficheiro SAFT-PT, alterações ao código do IVA, certificação do software, DRI entre outras;
· Os depósitos bancários passaram a contemplar o fluxo de caixa;
· Novo módulopara gerir “Eficiência Comercial”,alguns conceitos:
Eficiência Comercial
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Campo
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Descrição
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Realizado mensal
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Volume de negócios do mês
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Objectivo mensal
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Somatório dos objectivos individuais de cada comercial;
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Diferencial
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Diferença entre o volume de negócios e os objectivos
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%
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Percentagem de realização
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Nr. Doc.
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Número de documentos de faturação emitidos no período em análise
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Linhas
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Somatório de todas as linhas de faturação
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Média Doc.
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Valor médio de cada documento de faturação
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Realizado Acumulado
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Esta coluna vai acumulando os valores realizados em cada mês
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Objectivo Acumulado
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Esta coluna vai acumulando os valores dos objectivos de cada mês
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Diferencial
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Diferença entre o volume de negócios acumulados e os objectivos acumulados
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%
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Percentagem de realização acumulada
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Realização Homóloga
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Volume de negócios do mesmo mês ano anterior
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Variação
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Crescimento em percentagem sobre o ano anterior
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Valor encomendado
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Valor registado de encomendas de clientes
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Nr. Doc.
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Número de encomendas registadas
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Linhas
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Número de linhas encomendadas
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Linhas/Doc.
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Média de linhas por encomenda
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N.P. Dia
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Média de pedidos por dia
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N. Lin. Dia
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Média de linhas por dia
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Valor devoluções
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Total devolvido no período
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Nr.
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Número de devoluções no período
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%
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Percentagem de devoluções sobre o total facturado
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Recebido
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Total recebido no período
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Dias Cob
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Média global em dias, do prazo de pagamento de todos os clientes da organização do valor recebido
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PMR
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Prazo médio de recebimentos, de acordo com o volume de negócios, montantes em aberto e número de dias até ao final do ano
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Novos clientes
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Número de novos clientes registados no período
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Valor
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Faturação aos novos clientes no período
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Nr. Cli
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Número total de clientes da organização
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Act.
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Número de clientes ativos na organização
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Inactiv
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Número de clientes inativos na organização
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Factur.
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Número de clientes com faturação
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%
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Percentagem de clientes ativos com faturação
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Saldo Vcto
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Saldo vencido no final do período
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Sal Vct +90
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Saldo vencido no final do período há mais de 90 dias
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Eficiência Comercial Por Vendedor Mês
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Campo
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Descrição
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MB
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Margem bruta do vendedor, utilizando a valorização do custo a último preço de custo
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Realizado mensal
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Volume de negócios do mês por vendedor
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Objectivo mensal
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Objectivo individual de cada vendedor;
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Diferencial
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Diferença entre o volume de negócios e os objectivos
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%
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Percentagem de realização
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Nr. Doc.
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Número de documentos de faturação emitidos no período em análise
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Linhas
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Somatório de todas as linhas de faturação
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Média Doc.
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Valor médio de cada documento de faturação
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Realizado Acumulado
|
Esta coluna vai acumulando os valores realizados em cada mês
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Objectivo Acumulado
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Esta coluna vai acumulando os valores dos objectivos de cada mês
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Diferencial
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Diferença entre o volume de negócios acumulados e os objectivos acumulados
|
%
|
Percentagem de realização acumulada
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Realização Homóloga
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Volume de negócios do mesmo mês ano anterior
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Variação
|
Crescimento em percentagem sobre o ano anterior
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Valor encomendado
|
Valor registado de encomendas de clientes
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Nr. Doc.
|
Número de encomendas registadas
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Linhas
|
Número de linhas encomendadas
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Linhas/Doc.
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Média de linhas por encomenda
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N.P. Dia
|
Média de pedidos por dia
|
N. Lin. Dia
|
Média de linhas por dia
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Valor devoluções
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Total devolvido no período
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Nr.
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Número de devoluções no período
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%
|
Percentagem de devoluções sobre o total facturado
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Recebido
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Total recebido no período
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Dias Cob
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Média global em dias, do prazo de pagamento de todos os clientes da organização do valor recebido afectos a cada vendedor
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PMR
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Prazo médio de recebimentos, de acordo com o volume de negócios, montantes em aberto e número de dias até ao final do ano por vendedor
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Novos clientes
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Número de novos clientes registados no período a cada vendedor
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Valor
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Facturação aos novos clientes no período
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Nr. Cli
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Número total de clientes da organização
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Act.
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Número de clientes activos na organização
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Inactiv
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Número de clientes inativos na organização
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Factur.
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Número de clientes com faturação
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%
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Percentagem de clientes ativos com faturação
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Saldo Vcto
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Saldo vencido no final do período por vendedor
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Sal Vct +90
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Saldo vencido no final do período há mais de 90 dias por vendedor
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%
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Percentagem afecta a cada vendedor do total do saldo vencido há mais de 90 dias
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Notas breves:
- O número de dias utilizado nas fórmulas é o configurado no módulo de recursos humanos; na sua ausência é considerado o valor 22.
- A data do processamento deve ser a mais perto possível do início do mês;
- Nos casos em que o objectivo mensal por vendedor variar ao longo do mês, têm de atualizar o respectivo campo na ficha do vendedor, antes de efetuar o processamento
· Consulta sobre faturas pró-forma, causas e estados nomeadamente;
· Criação de uma consulta para aferir a eficácia da tesouraria;
· Criação da possibilidade de simular um vencimento, ou mesmo possibilidade de simular um processamento de salários;
· Novo módulo para criar um orçamento anual sobre a contabilidade geral;
· Possibilidade de verificar existência de stock na realização de uma encomenda;
· Novo módulopara gerir contratos de leasing;
· Possibilidade de testar se existe algum documento com data posterior relativamente à data do atual;
· Metadados (novo) - Informação estruturada sobre recursos de informação (artefactos ou serviços). Nesta perspectiva, pode-se considerar que os Metadados são informação que resume, enriquece ou complementa os objetos ou serviços referenciados, produzindo assim um potencial incremento de informação. Desta forma criamos um utilizador de base de dados B70BI, construído de acordo com a concepção da empresa do seu modelo de negócio nas várias vertentes e em linguagem que a mesma percepcione;
· CRM Oportunidades de Negócio (novo) - Para ser competitivo basta detectar oportunidades de negócio? Não… “Também énecessário ter valências para aproveitar e trabalhar a oportunidade detectada para que a empresa tenha a sua gestão de oportunidades controlada, verificando se tudo foi realizado no sentido do retorno sobre o investimento realizado.”
A Criativa desenvolveu um módulo unicamente para gerir oportunidades de negócio (ON).
No registo inicial da oportunidade, destacamos as seguintes informações: - Tipo de oportunidade (organizada de acordo com a atividade da empresa);
- Localização da oportunidade;
- Entidade promotora;
- Tratamento específico para concursos públicos;
- Registo de contactos;
- Tratamento de prazos vs probabilidade em matriz própria;
- Cadastro de registo de concursos, com indicação de classificação final;
- Avaliação financeira do cliente ou potencial cliente;
- Registo de todos os eventos negociais;
- Registo da adjudicação
Cada oportunidade de negócio percorre um caminho desde o seu registo até ao encerramento, passando por alguns estados, sendo possível anexar informação exterior ao PowerGest Plus.
Existe a possibilidade de analisar todas as ON de acordo com os filtros disponíveis, incluindo tratamento de motivos.
Em caso de dúvida ou de necessidade de algum esclarecimento adicional, não hesite em nos contactar pelas vias habituais, ou através do e-mail: amaro@criativa-si.pt
Cordialmente,
José Amaro |